sábado, 7 de julho de 2012

Reflexão Pessoal


A criação deste e-portefólio, a título de avaliação pessoal, inserido na unidade curricular de “Sistemas Educativos: Organização e Avaliação” revelou-se, de início, uma tarefa aparentemente difícil. Porém, a experienciação, a partir da ajuda tutorial disponibilizada pelo professor, rapidamente permitiu ultrapassar esse dificuldade e fazê-lo nascer.
O meu compromisso para com este espaço de reflexão foi o de, nele registar, tudo o que de importante fosse trabalhado nesta interessante Unidade Curricular do mestrado em Supervisão Pedagógica. Foi desta forma que, à medida que os temas constantes do seu plano curricular foram sendo apresentados, na sua sequência temporal, e na preparação individual que fui desenvolvendo a partir dos recursos disponibilizados e ou sugeridos, e ainda de outros a que recorri, por minha iniciativa, me comprometi, a registar, numa espécie de texto-síntese, o “sumo” que consegui angariar de cada um dos temas de trabalho apresentados.
É desta forma que, na sua estruturação, este e-portefólio segue, cronologicamente, a sequência temporal dos temas trabalhados, a saber: Tema I – “Mutações Sociais e Sistemas Educativos”; Tema II – “Modelos e Tendências Evolutivas nos Sistemas Educativos Europeus”; Tema III – “Os Sistemas de Educação e Formação para a Europa do Conhecimento”; Tema IV – “A Regulação dos Sistemas Educativos”; Tema V – “As linhas Mestras da Avaliação dos Sistemas Educativos”. De cada um deles, no respeito pelos prazos de trabalho/preparação indicados, foram surgindo os respetivos textos-síntese.
 No apuramento final de cada texto-síntese, para além da informação recolhida nos muitos instrumentos de trabalho disponibilizados, foi bastante enriquecedor o contributo das discussões em grupo-turma, desenvolvidas na sala de aula virtual criada para cada tema, ampla e profusamente participadas por parte de muitos colegas. Nessas discussões pude  apreender, ampliar, valorizar, introspecionar-me  e refletir sobre muitos aspectos que,  apenas pela leitura individual, não teria tido oportunidade de interiorizar. Desta forma, no seu cômputo global, estas discussões foram positivas e bastante enriquecedoras. De salientar o grande contributo dado pelo professor António Moreira, titular desta Unidade Curricular, ao dinamismo e vivacidade de cada espaço de discussão, com o seu feedback incisivo, bem humorado e atempado, que se revelou uma espécie de “lufada de ar fresco”, reacendendo e animando cada debate desenvolvido.
Entre sínteses, alguns documentários, retirados do youtube, direta ou indirectamente relacionados com os sistemas educativos e a sua amplitude, pretendem ilustrar a importância da sua adaptabilidade à sociedade hodierna, mas também as consequências de algumas das suas políticas e/ou da sua própria miopia.
 E foi desta forma que, começando a unidade curricular pela viagem “à volta do mundo”  impulsionada nas preocupações  e responsabilidades relativas à Educação e aos Sistemas  que a suportam, numa tentativa global de fazer face a uma economia cada vez mais globalizante e assente no conhecimento, pude apear-me no espaço europeu e conhecer  em pormenor  a diferente organização dos seus sistemas educativos, unida porém por preocupações cada vez mais comuns e supranacionais para, posteriormente, aterrar confortavelmente em casa e causa próprias e de perto, poder encerrar com chave de ouro, esta magnífica viagem de conhecimento dos Sistemas Educativos, da forma como se organizam e das estratégias que vêm desenvolvendo, na sua  própria avaliação.
Participar desta unidade de estudo, para além de um aliciante desafio, foi uma autêntica maratona de construção de conhecimento.
A mestranda
angela silva

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