A criação deste e-portefólio, a título de avaliação pessoal, inserido na unidade curricular de “Sistemas
Educativos: Organização e Avaliação” revelou-se, de início, uma tarefa
aparentemente difícil. Porém, a experienciação, a partir da ajuda tutorial disponibilizada
pelo professor, rapidamente permitiu ultrapassar esse dificuldade e fazê-lo
nascer.
O meu compromisso para com este
espaço de reflexão foi o de, nele registar, tudo o que de importante fosse
trabalhado nesta interessante Unidade Curricular do mestrado em Supervisão
Pedagógica. Foi desta forma que, à medida que os temas constantes do seu plano
curricular foram sendo apresentados, na sua sequência temporal, e na preparação
individual que fui desenvolvendo a partir dos recursos disponibilizados e ou sugeridos,
e ainda de outros a que recorri, por minha iniciativa, me comprometi, a
registar, numa espécie de texto-síntese,
o “sumo” que consegui angariar de cada um dos temas de trabalho apresentados.
É desta forma que, na sua
estruturação, este e-portefólio segue, cronologicamente, a sequência temporal
dos temas trabalhados, a saber: Tema I – “Mutações Sociais e Sistemas Educativos”;
Tema II – “Modelos e Tendências Evolutivas nos Sistemas Educativos Europeus”;
Tema III – “Os Sistemas de Educação e Formação para a Europa do Conhecimento”;
Tema IV – “A Regulação dos Sistemas Educativos”; Tema V – “As linhas Mestras da
Avaliação dos Sistemas Educativos”. De cada um deles, no respeito pelos
prazos de trabalho/preparação indicados, foram surgindo os respetivos textos-síntese.
No apuramento final de cada texto-síntese,
para além da informação recolhida nos muitos instrumentos de trabalho
disponibilizados, foi bastante enriquecedor o contributo das discussões em grupo-turma,
desenvolvidas na sala de aula virtual criada para cada tema, ampla e
profusamente participadas por parte de muitos colegas. Nessas discussões pude apreender, ampliar, valorizar,
introspecionar-me e refletir sobre
muitos aspectos que, apenas pela leitura
individual, não teria tido oportunidade de interiorizar. Desta forma, no seu cômputo
global, estas discussões foram positivas e bastante enriquecedoras. De
salientar o grande contributo dado pelo professor António Moreira, titular
desta Unidade Curricular, ao dinamismo e vivacidade de cada espaço de discussão,
com o seu feedback incisivo, bem humorado e atempado, que se revelou uma
espécie de “lufada de ar fresco”, reacendendo e animando cada debate desenvolvido.
Entre sínteses, alguns
documentários, retirados do youtube, direta ou indirectamente relacionados com
os sistemas educativos e a sua amplitude, pretendem ilustrar a importância da
sua adaptabilidade à sociedade hodierna, mas também as consequências de algumas
das suas políticas e/ou da sua própria miopia.
E foi desta forma que, começando a unidade
curricular pela viagem “à volta do mundo” impulsionada nas preocupações e responsabilidades relativas à Educação e
aos Sistemas que a suportam, numa
tentativa global de fazer face a uma economia cada vez mais globalizante e
assente no conhecimento, pude apear-me no espaço europeu e conhecer em pormenor a diferente organização dos seus sistemas
educativos, unida porém por preocupações cada vez mais comuns e supranacionais
para, posteriormente, aterrar confortavelmente em casa e causa próprias e de
perto, poder encerrar com chave de ouro, esta magnífica viagem de conhecimento
dos Sistemas Educativos, da forma como se organizam e das estratégias que vêm
desenvolvendo, na sua própria avaliação.
Participar desta unidade de
estudo, para além de um aliciante desafio, foi uma autêntica maratona de
construção de conhecimento.
A mestranda
angela silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário